INOVAR SAÚDE | ARTIGOS | 10 segredos do sucesso da Drenagem na Gestação e Pós-Parto






10 segredos do sucesso da Drenagem na Gestação e Pós-Parto

10 segredos do sucesso da Drenagem na Gestação e Pós-Parto

Chegou a hora de conhecer todos os segredos dessa massagem transformadora e ter dicas incríveis aqui no Guia Definitivo da Gestante e bora se cuidar!!! 


1. Qual o principal benefício da drenagem linfática durante a gestação?

Durante a gravidez, ocorre um aumento na produção hormonal, o que acarreta, entre outras coisas, em uma maior tendência na reabsorção do sódio, com consequente retenção hídrica, que se traduz em inchaço. A drenagem linfática é realizada através de movimentos suaves e rítmicos que direcionam o excesso de líquidos para pontos específicos no corpo (linfonodos), fazendo com que a eliminação destes líquidos seja feita mais facilmente pelo organismo - muitas vezes, pela urina.

 2. Qualquer gestante pode fazer?

Não. A drenagem linfática na gravidez não é recomendada para mamães que tenham hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático. Quem não apresenta esses problemas está liberada. Usualmente a drenagem linfática é mais recomendada a partir do terceiro mês de gestação.

 3. É preciso ter a autorização do obstetra?

Sim. Somente com essa autorização o fisioterapeuta pode aplicar a técnica, visto que o acompanhamento da gestação está sendo feito sob a responsabilidade do médico. 

 4. O bebê não corre nenhum perigo?

Não. A drenagem linfática ativa apenas os sistemas linfático e venoso. Uma das precauções tomadas é evitar a aplicação da técnica na região abdominal e lombar, precavendo possíveis ativações sobre áreas próximas ao bebê.

 5. Qual a posição mais segura para a gestante receber a drenagem linfática?

Há duas posições na drenagem linfática em gestantes: de barriga para cima com as pernas elevadas, ou, deitada de lado, sempre usando travesseiros como apoios em pontos específicos do corpo. Essas são as mais comuns e seguras. No entanto, é sempre bom falar com a fisioterapeuta caso você não se sinta confortável em uma dessas posições.

6. Quais os outros benefícios da drenagem linfática para a grávida?

Além da redução do excesso de líquido, a drenagem linfática promove relaxamento, alívio das tensões e dores musculares, estimula a lactação e prepara as mamas para a amamentação, além de auxiliar na prevenção e/ou melhora da celulite.


Baixe Agora o Guia Definitivo da Gestante - Universo com muita Informação desde a Gestação ao Pós-Parto

7. Qual a periodicidade recomendada?

Geralmente, o recomendável é fazer até duas sessões por semana, mas isso pode ser decidido após uma avaliação completa da gestante.

8. A drenagem ajuda a reduzir o inchaço no pós-parto?

Sim. Como a drenagem é uma técnica que ajuda na eliminação das toxinas e excesso de líquidos, o inchaço pós-parto é mais facilmente eliminado pelo corpo quando há a aplicação da massagem. 

 9. Quanto tempo depois do parto pode-se retomar ou iniciar a drenagem?

Geralmente, os obstetras liberam o retorno ao tratamento logo após o parto, mas é sempre importante checar com o seu médico se ele autoriza ou não a drenagem linfática nessa fase.

 10. A mulher que teve o bebê por parto cesariana pode fazer drenagem linfática?

Sim. Em alguns casos, o obstetra espera a completa cicatrização da cesárea, o que pode demorar até um mês. Porém, após a liberação médica, a mulher pode iniciar ou retomar o tratamento imediatamente. 


Quer mais dicas de posturas, de relaxamento e de exercícios para evitar as dores lombares durante a gestação? Acesse nosso Guia Definitivo da Gestante! CLIQUE AQUI! É gratuito


Lembrou de alguma gestante? Compartilhe com ela este artigo. 


Agende sua sessão hoje mesmo ! Clique Aqui (11) 97316-9546

Pra Você, na sua Casa 


 

MAIS LIDAS

Inchaço pós-cirurgia plástica

Terapias Manuais x Massagens

Saiba como prevenir a trombose pós-cirurgia

Os benefícios e os cuidados de praticar o alongamento

7 alimentos que combatem a ansiedade

Remédios para dormir podem levar à depressão e pressão alta

Afinal, quais os benefícios da drenagem linfática manual?

Saiba porque espreguiçar é tão bom 

Brutus acompanha (com atenção) sessão de Drenagem Linfática




Autor: Diamani Caran e Pâmela Bulgarelli, diretoras da Inovar Saúde e Fisioterapia.

Imagem: Divulgação.


SE INSCREVA NA NEWSLETTER E RECEBA NO SEU E-MAIL AS NOVIDADES DO BLOG SAÚDE ETC E TAL!