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4 motivos para dormir bem

4 motivos para dormir bem

Dormir é o momento mais importante do nosso dia.

Você pode não saber, mas uma noite mal dormida será responsável por um dia totalmente frustrante!

Vamos listar alguns malefícios para você lembrar, ou pelo menos tentar lembrar... que uma noite bem dormida deve ser prioridade na sua vida. 

1. Alteração do humor

“Quando uma pessoa se priva do sono, tem insônia ou acorda várias vezes à noite, seu corpo descarrega noradrenalina, que mexe com todo o resto. Aumenta a frequência cardíaca e a respiração. O organismo fica alerta quando deveria descansar. Esse desgaste afeta o humor, causa irritação” esclarece o Dr. Shigueo Tonekura, neurologista e especialista do sono.

2. Déficit de atenção, memória e raciocínio

“Quem dorme mal, pode mostrar-se mais irritado e com menor capacidade de concentração durante o dia, o que vai incidir diretamente na memória”, segundo a neuropsicóloga Camila Prade, do Centro de Reabilitação do Hospital Albert Einstein.

3. Obesidade e Diabetes

Uma revisão de estudos mostrou que o motivo dessas disfunções acontecerem em quem dorme mal pode ser a relação entre grelina (hormônio que estimula a fome) e leptina (hormônio que controla a fome) ao sono – sendo que a razão entre primeira e segunda aumenta com a ausência do descanso físico.

4. Hipertensão e Cardiopatias

Uma publicação da revista Sleep diz que quem dorme mal tem cinco vezes mais probabilidade de desenvolver um quadro de pressão alta do que uma pessoa sem problema para dormir. O que explica isso é o fato de que o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina, hormônios liberados quando o sono é inadequado, contraem os vasos sanguíneos, efeito que promove a pressão arterial. Além disso, as “noites mal dormidas podem alterar os impulsos elétricos que regulam os batimentos do coração”.

Depois de saber de tudo isso, você vai querer aprender qual a melhor posição para garantir uma boa noite de sono, certo? Então, seguem algumas dicas: 

Dormir de lado

Se você costuma deitar-se completamente de lado, parabéns! Essa é considerada a melhor posição para dormir. Você sabe por quê? A questão é que ao se deitar de lado, você consegue manter a coluna mais alinhada. O ideal é que o travesseiro tenha a altura do ombro, para a cabeça não ficar inclinada. Colocar um travesseiro entre os joelhos também é bom, porque um joelho bate no outro e assim eles ficam alinhados ao tronco.

Além disso, é uma posição que permite que tanto a cabeça quanto os pés fiquem da altura do coração, o que facilita muito a circulação, fazendo com que o corpo funcione normalmente durante o período em que você está dormindo. 

Dormir de barriga para cima

Essa não é a posição mais indicada, mas também não é de todo ruim para o corpo. O lado bom é que as articulações conseguem relaxar de forma satisfatória, impedindo torções e dores. Porém, a coluna não fica perfeita. Para melhorar essa posição, é necessário que o travesseiro seja mais baixinho, assim, evita-se uma tensão na musculatura cervical.

Uma forma de garantir um relaxamento das pernas é colocar um travesseiro embaixo dos joelhos, o que permite que eles fiquem menos estendidos, relaxando os músculos da lombar e das coxas.

Já os braços, ao deitar-se de barriga para cima, devem ficar ao longo do corpo, ou com as mãos pousadas levemente sobre o abdômen.

Dormir de bruços

Se dormir de barriga para cima é aceitável, dormir de bruços é completamente contraindicado! Além de deixar o corpo reto também, da mesma forma que a primeira posição, ainda tem o agravante do pescoço.

Mesmo que muitas pessoas estejam adaptadas a essa posição e se sintam confortáveis, podem ocorrer problemas de cervicalgia, dor nos ombros, bursite, tendinite e até dor nas costas.



Autoras: Diamani Caran e Pâmela Bulgarelli, diretoras da Inovar Saúde e Fisioterapia.

Imagem: Divulgação.


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