Afinal, é realmente necessário usar cinta após a cirurgia plástica?

Afinal, é realmente necessário usar cinta após a cirurgia plástica?

A cinta compressiva tem como objetivo conter a pele manuseada no ato cirúrgico, impedindo o deslocamento da pele e sangramentos.

Também auxilia na cicatrização, evita o aumento do inchaço, ajuda na modelagem da área operada, além de oferecer um suporte para a musculatura que fica fragilizada nos primeiros dias após a cirurgia, proporcionando ao paciente mais segurança durante os movimentos. 

É importante que o paciente prove a cinta antes de comprá-la, assim como antes da cirurgia também, para fazer a escolha correta do tamanho. É importante que a cinta não aperte demasiadamente, ao prová-la o paciente deve sentir-se a vontade.

Vale ressaltar que após a cirurgia, o corpo estará inchado e se a cinta estiver muito apertada, desconfortos, dores, problemas circulatórios e ortopédicos, lesões na pele, dificuldades na respiração e na diminuição no inchaço poderão acontecer.

Durante o pós-operatório, se o paciente ou fisioterapeuta avaliar e perceber que a cinta alargou, deve-se mandar ajustá-la para que os benefícios iniciais continuem mantidos. O profissional que acompanhar seu pós-operatório poderá passar essa orientação. 

O uso da cinta, inicialmente, será todos os dias, podendo ser retirada somente para o banho, por isso a compra de no mínimo duas cintas é importante, para que você possa higienizar uma, enquanto utiliza a outra. 

O tempo de utilização da cinta vai depender da cirurgia e da conduta médica. Geralmente, após dois meses da cirurgia, de acordo com a avaliação da sua recuperação pelo cirurgião, pode-se diminuir a frequência do uso da cinta. 

A colocação e retirada da cinta é outro fator que gera dúvidas no paciente em seu pós-operatório imediato. Algumas dicas ajudam a evitar problemas que podem surgir durante as tentativas errôneas que muitas vezes acontecem.

Pensando nisso, preparamos um e-book Passo a Passo de Como Vestir a Cinta no Pós-Operatório, que você pode acessar por aqui.


Inovar Saúde - Excelência em Pós-Operatório.


Lembrou de alguém? Compartilhe com ele este artigo e deixe seu comentário. 

E se preferir, podemos te dar mais dicas e informações. Chame no WhastApp: (11) 97316-9546 e fale com as nossas fisioterapeutas especialistas.


MAIS LIDAS

Saiba como prevenir a trombose pós-cirurgia

Os benefícios e os cuidados de praticar o alongamento

7 alimentos que combatem a ansiedade

Remédios para dormir podem levar à depressão e pressão alta

Afinal, quais os benefícios da drenagem linfática manual?

Saiba porque espreguiçar é tão bom 

Brutus acompanha (com atenção) sessão de Drenagem Linfática



Autor: Dra. Pâmela Bulgarelli, Fisioterapeuta Reumatológica e Dermato Funcional (CREFITO-3/109947-F), diretora da Inovar Saúde.

Imagem: Reprodução/Divulgação.

SE INSCREVA NA NEWSLETTER E RECEBA NO SEU E-MAIL AS NOVIDADES DO BLOG SAÚDE ETC E TAL!