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Atividade Física na Gravidez

Atividade Física na Gravidez

Os exercícios para gestantes devem ser leves, relaxantes e podem ser realizados diariamente, sempre respeitando as características de cada mulher.

As melhores atividades físicas na gravidez são: caminhada, hidroginástica; natação; ioga; bicicleta ergométrica e alongamentos.

Esses exercícios ajudam a controlar o ganho de peso, não prejudicam os joelhos e melhoram o sistema cardiovascular, sendo seguros e benéficos para a mãe e bebê.


Qualquer atividade física pode ser realizada durante a gestação?

Sim, desde que seja respeitado sempre o limite da gestante e tenha orientação de um profissional. A mulher que já praticava atividade física antes da gestação tem mais opções de atividades do que a mulher que era sedentária e começou a fazer exercícios depois que descobriu a gravidez.

Vale reforçar que toda atividade física na gravidez deve ser analisada e liberada pelo obstetra. Caso a gestante tenha alguma doença associada, a atividade física não está totalmente proibida, mas pode ser limitada ou restrita. Por isso, é sempre importante consultar o obstetra. 

 

Os treinos intensos devem ser evitados durante a gestação?

Sim, porque podem prejudicar o desenvolvimento fetal. A atividade física durante a gravidez traz muitos benefícios, mas no caso das atletas é preciso diminuir o ritmo para não prejudicar a saúde do bebê.

Nas mulheres que são atletas e tem um treino mais intenso é normal não ter menstruação e por isso a gravidez pode ser descoberta após alguns meses de gestação. Neste caso, assim que a atleta saiba que está grávida é importante informar o treinador para que os treinos sejam adequados porque o excesso de atividade física pode favorecer o trabalho de parto antes da data prevista. Após o nascimento do bebê também é importante dosar bem os treinos para que eles não prejudiquem a produção de leite materno.

 

A atividade física pode ser praticada desde o início da gravidez?

Pode sim, desde que seja orientada por um preparador físico e se a aula for especialmente direcionada para grávidas. Novamente, recomenda-se conversar com o médico antes de iniciar qualquer atividade física, pois existem algumas contraindicações dos exercícios durante a gravidez, que incluem a gravidez de gêmeos e o risco de parto pre-maturo, por exemplo.


No geral, quando a atividade física é realizada corretamente durante a gravidez, respeitando as limitações da mulher, ela traz mais benefícios que malefícios, tanto para a mãe, quanto para o bebê.

 


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