Conheça os Riscos da Drenagem Linfática Mal Feita

Conheça os Riscos da Drenagem Linfática Mal Feita


A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem que possui três alicerces para ser executada corretamente, ser leve, rítmica e precisa.

E, assim como todas as outras técnicas fisioterapêuticas, tem contraindicações parciais e absolutas, que devem ser avaliadas e respeitadas acima de qualquer coisa.

É sempre importante salientar os riscos que a aplicação incorreta da drenagem pode acarretar, uma vez que a ação dela é sobre o sistema linfático, que fica localizado superficialmente na pele e possui ligação direta com o sistema circulatório.

Olhando os três itens citados (leveza, ritmo e precisão), podemos falar que uma aplicação vigorosa e não leve, pode causar dor, hematomas e edemas, devido ruptura de pequenos vasos por estímulo excessivo sobre o sistema. O ritmo acelerado não acompanha o ritmo natural e lento que a linfa (líquido que a drenagem ajuda a eliminar) é deslocada pelo corpo, portanto, o principal efeito da drenagem não será conquistado e o paciente continuará com o inchaço e incomodo que apresentava antes do tratamento.

A falta de precisão também traz um conflito entre o processo natural do corpo e a mão do terapeuta, o que faz com o que não haja a eliminação correta da linfa através do sistema linfático.

Além dos riscos físicos, a drenagem linfática mal aplicada não promove relaxamento e não traz o conforto habitual para o paciente.

Pensando nas contraindicações, caso o terapeuta não avalie corretamente e não respeite as proibições, problemas graves como disseminação de infecções, aumento de processos inflamatórios e deslocamento de coágulos, podem acontecer.

O ideal é sempre procurar um fisioterapeuta capacitado que faça uma avaliação completa e aplique a técnica sem provocar dor ou qualquer outro tipo de sintoma ou desconforto.


Gostou? Compartilhe! 



Autoras: Diamani Caran e Pâmela Bulgarelli, diretoras da Inovar Saúde.

Imagem: Divulgação.

 

SE INSCREVA NA NEWSLETTER E RECEBA NO SEU E-MAIL AS NOVIDADES DO BLOG SAÚDE ETC E TAL!